sexta-feira, 31 de agosto de 2012

CAMINHADA CÍVICA 2012 O contador de histórias É aquele que te leva Aos lugares mais distantes Instiga a tua curiosidade Traz à tona teus medos Liberta teus sonhos Patrícia Rocha Nossa escola funciona com 26 servidores municipais: Ana Paula da Silva Ribeiro – Professora Carla Cristina da Silva – Professora Cleusa Maria Costeira - Cantineira Denise Cristina Nunes Borges - Cantineira Dircilene Leosina da Silva – Professora Edna Bernardes da Silva – Professora Elecássia Regina Vieira Machado – Professora Elza de Maria de Oliveira – Secretária Escolar Ilma Martins Moreira – Professora Ivani Aparecida da Silva Soares – Professora Janaina Fernandes Alvarenga – Professora Jaqueline Aparecida Pinheiro - Cantineira Kênia Mônica de Magalhães – Professora Lourdes de Fátima Santana – Professora Maria Abadia Ferreira - Cantineira Mircimone Gonçalves Canedo – Vice-diretora Núbia Inês Moreira Amorim – Diretora Osório Machado de Oliveira- Zelador Rosimeire Maria Soare Silva- Professora Sanaia Suelen Borges Santana- Psicóloga Sheila Alves Fernandes- Professora Sônia Braga dos Santos Souza- Secretária Susana Soares Braga- Professora Tamires Cristina Braga- Professora Informática Teresinha Geralda Fernandes- Professora Vilma Rosa Martins- Professora e 190 alunos nos turnos manhã e tarde nas modalidades de Educação Infantil ao 5º ano do Ensino Fundamental e traz nesta caminhada cívica do 07 de Setembro o tema LITERATURA INFANTIL – Contos e Fábulas: OS TRÊS PORQUINHOS
Era uma vez, 3 porquinhos que viviam na floresta, cada um na casa que construiu. Os dois mais novos só pensavam em brincar e não gostavam de trabalhar. Um fez a casa de palha e o outro de madeira, o mais velho que era trabalhador fez uma casa de tijolo e cimento, que lhe dava segurança. Os mais novos faziam chacota dele, que levava o tempo todo a trabalhar e não brincava.
Certo dia, o lobo apareceu e cada um fugiu para sua casa, o lobo aproximou-se da casa de palha e começou a soprar com tanta força que o telhado e as paredes foram para o ar. O porquinho correu para a casa do outro irmão, o lobo voltou a soprar com tanta força, que depressa derrubou a madeira. Os dois porquinhos, assustados correram para casa do irmão mais velho.
E o lobo furioso voltou a soprar, mas desta vez não conseguiu derrubar a casa de tijolos e acabou por se ir embora. Mais tarde o lobo voltou e disse: – Abram a porta que eu quero entrar… Os porquinhos disseram: NÃO O lobo já com muita raiva disse: - Então vou assoprar e esta casa vou derrubar… Então encheu o peito de ar e assoprou com muita força… Mas nada adiantou a casa estava inteirinha com todos os tijolos no lugar… Então o lobo olhou para cima e viu a chaminé, teve uma idéia vou entrar pela chaminé e pegar os três porquinhos, subiu e começou a entrar… Um dos porquinhos começou a notar que estava caindo folhas, então decidiu colocar uma panela de água quente no lugar, o lobo sem saber desceu pela chaminé caiu dentro da panela, pulou e saiu correndo gritando feito um louco pela floresta ai,ai, ai… Os dois porquinhos aprenderam a lição, primeiro trabalhar e depois brincar, os dois assim com tanto apuro aprenderam a ser mais responsáveis…
E foram felizes para sempre. Direção e funcionários da Escola Municipal “Zilca dos Santos Fonseca” te espera no dia 07 de setembro às 15h:30min – CAMINHADA CÍVICA - para relembrar essa interessante história. Contamos com sua presença e seu aplauso para nossos alunos.

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

dia 24 de Agosto
Dia da Infância é comemorado no dia 24 de Agosto. O Dia da infância, ao contrário do Dia Mundial da Criança ou o Dia da Criança, tem o propósito de se reflectir sobre as condições sociais, económicas e educacionais em que as crianças vivem no mundo inteiro. Todas as crianças têm direitos básicos, tais como alimentação, educação, saúde, lazer, liberdade e ambiente familiar e de sociedade. Devem também ser protegidas da discriminação, exploração, violência e negligência, como está patente na Declaração Universal dos Direitos da Criança. Neste dia pense e faça algo pelas crianças, especialmente pelas mais carenciadas. Incentive o seu filho ou educando a fazer algo pelo colega da escola que está a passar por alguma dificuldade. Contribua para que cada criança tenha uma vida feliz e um dia mais sorridente. bibliografia: http://educamais.com/dia-da-infancia/

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

DIA 22 DE AGOSTO DIA DO FOLCLORE BRASILEIRO Mas o que é folclore exatamente? No que se diz respeito de folclore brasileiro, existe uma lista repleta de exemplos que podem denominá-los. Mas em específico, o que é folclore é uma herança cultural deixada por nossos ancestrais. São estórias e causos contados por nossos avós, país e parentes mais velhos, que são transmitidas de geração em geração. O intuito era passar alguma mensagem importante a alguém, mas de uma maneira que despertasse a atenção de quem a escutava, e com isso haviam contos mais assustadores, que são usados até os dias de hoje pelos pais que querem chamar a atenção dos filhos
Refencia bibliografica: http://www.dsconto.com/980744-o-que-e-folclore-brasileiro/
Já que o assunto é poesia... Vamos de Clarice Lispertor
Nossa escola está participando da Olimpíadas de Português... Apenas o 5º ano. O tema é POESIA Cada aluno pesquisa sobre o assunto e produz a sua poesia Tem uma comissão que avaliará qual sera a melhor do município de Lagoa Formosa-MG, que irá concorrer a nível Estadual.. Vamos torcer para nossos alunos!!!!